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Regresso ao admirável mundo novo


Como são quimericamente enganadoras as descrições líricas da Idade Média, com as quais muitos teoristas contemporâneos das relações sociais adornam as suas obras! "O fato de pertencer a uma guilda, a um domínio senhorial ou a uma aldeia protegia o homem medieval durante sua vida e oferecia-lhe paz e serenidade." Protegia-o de quê, pode-se saber? Certamente, não de maus tratos que o seus senhores lhe infligiam sem remorsos. E do mesmo modo que toda essa "paz e serenidade" havia, através de toda a Idade Média, uma grande onda de frustração crônica, infelicidade aflitiva e um ressentimento arrebatado contra o rígido e hierárquico sistema que não permitia qualquer movimento vertical rumo ao topo da escala social e, para aqueles que estavam presos à terra, muito pouco movimento horizontal no espaço. As forças impessoais da superpopulação e da superorganização, e os engenheiros sociais que estão tentando dirigir essas forças, estão a impelir-nos em direção a um novo sistema medieval. Este ressurgimento será mais aceitável do que o original, através de algumas amenidades do Admirável Mundo Novo, tais como o condicionamento pré-natal, o ensino durante o sono e a euforia provocada por drogas; mas, para a maioria dos homens e das mulheres, isso será ainda um tipo de servidão.

Aldous Huxley

1894 - 1963



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