Pular para o conteúdo principal

Welcome to 1984

Who would Jesus bomb? Yeah, who would Jesus kill?
The double talk is past surreal
The word of god is now the word of hate
War is peace, and freedom is the police state
Can't you see the writing on the wall?
Democracy lays trampled on the floor.

A política é o exercício de um debate racional entre cidadãos sobre os fatos e os acontecimentos. Se nós não temos acessos aos fatos e se nós não temos conhecimento dos acontecimentos, se nós não sabemos o que se passa no interior do Estado, se nós não sabemos as razões que movem determinado governo, se nós não sabemos o volume de um determinado capital ou de uma determinada fortuna, nós podemos discutir outras coisas, mas não os fatos e os acontecimentos. O que acontece numa sociedade em que o debate público é subtraído por coisas que não são fatos nem acontecimentos? Essa sociedade vai ficar "discutindo" terra plana, essa sociedade vai "discutir" substâncias mágicas que acabam com o câncer sem nenhuma comprovação científica, essa sociedade vai "discutir" religião, mas não política. Portanto, a partir de Hannah Arendt, nós podemos perceber que a política na democracia depende da apuração dos fatos, depende da verificação dos fatos. Os cidadãos numa democracia, por meio da política, e não da guerra, discutem os seus problemas reais e discutem soluções viáveis para esses problemas reais. Isso é o que deveria acontecer numa eleição. Agora quando a eleição passa a ser dominada por temas de caça ao comunismo, veja a loucura, não existe comunismo. Caçar o quê? Ou começa a ser dominada por temas como família brasileira, família brasileira significando uma relação monogâmica entre pessoas de sexo diferente, eu não sei nem formular isso aí, recusando o estatuto de família para uma família de duas pessoas do mesmo sexo com filhos adotados. Essa discussão moralista dos costumes sem base nos fatos, às vezes temas racistas sem base nos fatos, sem base nas verificações científicas, nos estudos científicos, nós temos, em lugar da política, o desenvolvimento do fanatismo. E o fanatismo produz tragédia.

Eugênio Bucci

Postagens mais visitadas deste blog

Socialism and religion

Present-day society is wholly based on the exploitation of the vast masses of the working class by a tiny minority of the population, the class of the landowners and that of the capitalists. It is a slave society, since the “free” workers, who all their life work for the capitalists, are “entitled” only to such means of subsistence as are essential for the maintenance of slaves who produce profit, for the safeguarding and perpetuation of capitalist slavery. Religion is one of the forms of spiritual oppression which everywhere weighs down heavily upon the masses of the people, over burdened by their perpetual work for others, by want and isolation. Impotence of the exploited classes in their struggle against the exploiters just as inevitably gives rise to the belief in a better life after death as impotence of the savage in his battle with nature gives rise to belief in gods, devils, miracles, and the like. Those who toil and live in want all their lives are taught by religion to be sub...

Why am I not christian

As falsas previsões proféticas apenas têm o poder sobre aqueles que foram condicionados a crer sem base na evidência e sobre aqueles segundo o nível de instrução é espantosamente carente de teoria materialista. É como se um rei arcaico falasse e suas palavras mostrassem como verdadeiras, seja como ordens, bênçãos ou maldições que poderiam fazer acontecer, magicamente, o que elas tendem a demonstrar. Acredita-se por medo a constatação imperativa da profecia paterna que remete ao obscurantismo e ao domínio subjetivo e ao triunfo geográfico ou a "experiência divina" revela o conformismo absoluto que está implícito. Em ambos os casos, a fragilidade dos crentes que concordam sem resistência extrai a crueldade do representante (muitas vezes um semi-letrado) em extrair satisfação, vaidade e dinheiro da ilusão, ou seja, de enriquecer e ganhar poder por meio da mentira.

Educação nacional

  A educação brasileira é tão atrasada que não serve como instrumento de combate à superstição. Não tem como objetivo geral formar intelectuais. Veja por exemplo a expressão e a experiência que o subdesenvolvido tem com as suas cidades. Herança do iluminismo mandou um abraço.