Pular para o conteúdo principal

On Religion

Marx e Engels observando a redação da Gazeta Renana

A angústia religiosa é ao mesmo tempo a expressão da dor real e o protesto contra ela. A religião é o suspiro da criatura oprimida, o coração de um mundo sem coração, tal como o é o espírito de um situação sem espírito. É o ópio do povo.

Karl Marx
1818 - 1883

Caridade é uma ferramenta comercial da burguesia, aquela que mantém as estruturas de desigualdade que levam os pobres a necessitar de caridade. Essa mesma burguesia, mantenedora da desigualdade social, exime sua culpa e alimenta seu ego através da vaidade da doação. É preciso que o pobre permaneça pobre para que o caridoso possa alimentar o seu fetiche pelo altruísmo. A burguesia é caridosa motivada por interesse próprio; não dá de forma sincera, mas considera as suas doações como ação comercial, ela negocia com o pobre, dizendo: "Se eu gastar este montante em instituições de caridade, estou comprando o direito de não mais ser importunado, vocês estão vinculados a permanecer nos seus buracos escuros e a não irritarem os meus sensíveis nervos ao exporem a sua miséria".

Friedrich Engels
1820 - 1895

Postagens mais visitadas deste blog

Why am I not christian

As falsas previsões proféticas apenas têm o poder sobre aqueles que foram condicionados a crer sem base na evidência e sobre aqueles segundo o nível de instrução é espantosamente carente de teoria materialista. É como se um rei arcaico falasse e suas palavras mostrassem como verdadeiras, seja como ordens, bênçãos ou maldições que poderiam fazer acontecer, magicamente, o que elas tendem a demonstrar. Acredita-se por medo a constatação imperativa da profecia paterna que remete ao obscurantismo e ao domínio subjetivo e ao triunfo geográfico ou a "experiência divina" revela o conformismo absoluto que está implícito. Em ambos os casos, a fragilidade dos crentes que concordam sem resistência extrai a crueldade do representante (muitas vezes um semi-letrado) em extrair satisfação, vaidade e dinheiro da ilusão, ou seja, de enriquecer e ganhar poder por meio da mentira.

Socialism and religion

Present-day society is wholly based on the exploitation of the vast masses of the working class by a tiny minority of the population, the class of the landowners and that of the capitalists. It is a slave society, since the “free” workers, who all their life work for the capitalists, are “entitled” only to such means of subsistence as are essential for the maintenance of slaves who produce profit, for the safeguarding and perpetuation of capitalist slavery. Religion is one of the forms of spiritual oppression which everywhere weighs down heavily upon the masses of the people, over burdened by their perpetual work for others, by want and isolation. Impotence of the exploited classes in their struggle against the exploiters just as inevitably gives rise to the belief in a better life after death as impotence of the savage in his battle with nature gives rise to belief in gods, devils, miracles, and the like. Those who toil and live in want all their lives are taught by religion to be sub...

Educação nacional

  A educação brasileira é tão atrasada que não serve como instrumento de combate à superstição. Não tem como objetivo geral formar intelectuais. Veja por exemplo a expressão e a experiência que o subdesenvolvido tem com as suas cidades. Herança do iluminismo mandou um abraço.